COMMUNICATION

Eversheds Sutherland FCB assina protocolo com Faculdade de Direito da Católica

Sociedade de advogados vai financiar parcialmente a contratação de um professor internacional para a instituição e patrocinar o mestrado em Direito e Gestão. Acordo vigora até março de 2026.

A sociedade de advogados Eversheds Sutherland FCB vai assinar, na segunda-feira, um protocolo a três anos com a Faculdade de Direito da Católica da Universidade Católica Portuguesa, que envolve o apoio à contratação de um professor residente, escolhido mediante concurso internacional, e o patrocínio do mestrado em Direito e Gestão.


O acordo – designado Professorship em International Corporate Law - estará em vigor, pelo menos, até março de 2026, revelou Rodrigo Almeida Dias, co-managing partner e sócio da Eversheds Sutherland FCB ao Jornal Económico (JE). “Acho que nos últimos 25 anos, desde que me licenciei, houve um enorme progresso na academia, tornando o curso de Direito mais prático. Neste momento, em que atravessamos um ciclo em todos os escritórios, há uma guerra de talento, com todos a quererem ficar com os melhores. Há dois enormes desafios que se colocam à gestão dos escritórios: conseguir os melhores talentos e retê-los”, disse o advogado.


Rodrigo Almeida Dias não tem dúvidas de que a advocacia enfrenta uma batalha nos recursos humanos que é preciso solucionar com parcerias desta natureza, entre outras medidas relacionadas com a valorização pessoal e profissional das pessoas. Com este protocolo, a sociedade fica com créditos de formação avançada (por exemplo, cinco inscrições em cursos de pós-graduação ou duas inscrições num

curso de mestrado) e pode dar estágio profissional a um dos três melhores alunos do mestrado (mediante entrevista), propor cursos, conferências e outras formações e sugerir temas e oradores de painéis, nomeadamente os seus advogados ou clientes.



VdA, PLMJ e Abreu também têm “Professorships”. Pela quarta vez, depois da VdA – Vieira de Almeida, PLMJ e Abreu, a Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa junta-se a um escritório em Portugal para colaborar na investigação e divulgação de conhecimento jurídico, na promoção de iniciativas dirigidas a estudantes ou abertas ao público e na formação avançada (pós-graduação, cursos intensivos…). “Para nós é muito relevante, porque permite financiar parcialmente a contratação de um professor de Direito Internacional”, começa por explicar ao JE a diretora da instituição. Além do mestrado em Direito e Gestão, este estabelecimento de ensino superior conta com uma oferta de mestrados em Direito Administrativo, em Direito Empresarial, em Direito Fiscal, em Forense e em Direito Transnacional.


“É um percurso que queremos continuar, porque temos interesse em integrar no nosso corpo docente professores internacionais, o que só é possível com o apoio das sociedades de advogados. O investimento anual é muitíssimo elevado, por isso é natural que seja bem ponderado pelas sociedades aderentes. Embora a nossa proposta tenha muito boa recetividade, sabemos que é um programa ambicioso”, assegura Ana Taveira da Fonseca ao JE.


Para a diretora, esta relação entre o mercado e a escola é crucial para pôr fim, de uma vez, ao estigma de que os alunos que não têm familiares juristas têm menos probabilidade de terem uma carreira longa e repleta de oportunidades.

“O mercado de trabalho nas profissões jurídicas alterou-se profundamente, as sociedades de advogados e as consultoras atingiram uma dimensão tal, que as contratações que fazem já não são em nada influenciadas por relações familiares, o que é extraordinariamente bom”, afirma.


“Mesmo antes das sociedades multidisciplinares, era muitíssimo importante os advogados terem uma boa noção do que é uma empresa” Segundo Rodrigo Almeida Dias, a sociedade - que em 2021 passou a integrar a Eversheds Sutherland Europa - sempre privilegiou a relação com a academia em várias vertentes, desde as mais simples, participando em job shops (feiras de emprego) organizadas pelas faculdades, até aos pedidos de pareceres para questões mais complexas. Porém, esta foi a primeira vez que decidiu alocar orçamento para patrocinar um dos mestrados que considera mais importantes, o em Direito e Gestão, lecionado em Lisboa.


O direito e a gestão são, de facto, duas áreas cada vez mais interligadas. Futuramente, os advogados que não são gestores e os gestores que não são advogados poderão até fazer parte do mesmo escritório, de maneira mais formal e sem tabus. Questionado sobre as sociedades multidisciplinares, cujo decreto-lei que as permite em Portugal foi aprovado no parlamento em dezembro, Rodrigo Almeida Dias mostrou-se “particularmente conservador” em termos de isenção perante o tema da regulação das profissões liberais.


“Mesmo antes das sociedades multidisciplinares, é muitíssimo importante os advogados terem uma boa noção do que é uma em lidam diariamente com administradores, investidores e acionistas. Ter conhecimentos de gestão não implica prestar serviços nessa área”, ressalva o ainda co-coordenador do departamento de Direito Societário e Comercial da Eversheds Sutherland FCB.


A seu ver, é uma mais-valia para a firma fazer parte de uma rede internacional e ter estes protocolos, que permitem aos aprendizes fazerem estágios internacionais ou pós-graduações e LL.M na Católica, respetivamente. Fatores esses que levam Rodrigo Almeida Dias a garantir ao JE: “Estamos abertos a mais protocolos do género com instituições de prestígio”.



RELATED COMMUNICATION

New article from Paulo Sampaio Neves in Advocatus: "From TOMs to ESG, 2023 is proving to be eventful!"
New article from Paulo Sampaio Neves in Advocatus: "From TOMs to ESG, 2023 is proving to be eventful!"
Eversheds Sutherland FCB
May 15, 2023
LEXplain #1 : Mais (ou menos) Habitação?
LEXplain #1 : Mais (ou menos) Habitação?
Eversheds Sutherland FCB
May 5, 2023
Eversheds Sutherland FCB and Eversheds Sutherland Dusseldorf advised MediaMarkt on the sale of its business in Portugal to Fnac
Eversheds Sutherland FCB and Eversheds Sutherland Dusseldorf advised MediaMarkt on the sale of its business in Portugal to Fnac
Eversheds Sutherland FCB
April 21, 2023
João Couceiro participated in Jornal Económico Special about Mergers & Acquisitions
João Couceiro participated in Jornal Económico Special about Mergers & Acquisitions
Eversheds Sutherland FCB
April 21, 2023
Advocatus deal of the month had the assistance of Eversheds Sutherland FCB
Advocatus deal of the month had the assistance of Eversheds Sutherland FCB
Eversheds Sutherland news
April 18, 2023
Inês Albuquerque e Castro has contributed to the 2023 edition of the World Bank Group "Women, Business and the Law" report.
Inês Albuquerque e Castro has contributed to the 2023 edition of the World Bank Group "Women, Business and the Law" report.
Eversheds Sutherland News
April 14, 2023

VER MAIS NOTÍCIAS

Subscribe our newsletter for firsthand news.

01

Enter your email.

02

By default, this site uses cookies to improve your experience. See our Cookies Policy for more information.


ACCEPT

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile