COMUNICAÇÃO

AdC impõe medida cautelar à Liga Portuguesa de Futebol

A Autoridade da Concorrência (AdC) ordenou à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) a suspensão imediata da deliberação que alegadamente impede a contratação pelos clubes da Primeira e Segunda Ligas de futebolistas que rescindam unilateralmente o contrato de trabalho invocando questões provocadas pela pandemia do Covid-19.

A AdC determinou, ainda, que a LPFP comunique a todos os clubes seus associados a suspensão da decisão de 8 de abril e que emita um comunicado de imprensa dando conhecimento do mesmo facto.

Por cada dia de atraso na adoção das medidas cautelares determinadas, a LPFP fica condenada ao pagamento de EUR 6.000,00.

Esta medida surge na sequência de comunicados da LPFP que referiam uma deliberação adotada por acordo entre os clubes da Primeira e da Segunda Ligas enquanto associados da LPFP e com a participação do respetivo presidente, definindo que os clubes não iriam contratar jogadores que rescindam unilateralmente o seu vínculo laboral por questões provocadas pela pandemia Covid-19.

A AdC justificou a medida pelo potencial impacto grave e irreparável de uma restrição horizontal que pode criar condições de atuação no mercado que não correspondem às suas normais condições de funcionamento, podendo provocar um impacto negativo para a economia e para os consumidores.

COMUNICAÇÃO RELACIONADA

Sara M. Rodrigues colaborou com a prestigiada Concurrences na publicação de um comentário de jurisprudência
3 de Abril de 2024
Eversheds Sutherland volta a ser reconhecida pelo The Legal 500
27 de Março de 2024
Newsletter: Transferências a crédito imediatas na UE
21 de Março de 2024
 Dirce Rente eleita Vice-Presidente da Direção do Fórum Penal
15 de Março de 2024
Eversheds Sutherland volta a ser reconhecida pela Chambers & Partners
14 de Março de 2024
Newsletter: Novidades Legislativas Laborais | Fevereiro de 2024
13 de Março de 2024

VER MAIS NOTÍCIAS

Subscreva a nossa Newsletter para saber tudo em primeira mão.

01

Indique-nos o seu email.

02

ACEITAR