COMUNICAÇÃO
A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou seis cadeias de supermercados, dois fornecedores de bebidas e dois responsáveis individuais (um administrador e um director), por concertação
indirecta de preços de venda ao público, aplicando coimas num total de cerca de EUR 304 milhões.
Trata-se de duas decisões em processos diferentes: a
primeira decisão é relativa a uma alegada concertação, durante mais de nove anos, entre quatro cadeias de supermercados e um fornecedor de cervejas.
A segunda decisão refere-se a uma alegada
concertação de preços, durante mais de 10 anos, entre seis cadeias de
supermercados (quatro das quais também alvo da primeira decisão) e um fornecedor de vinhos e bebidas espirituosas.
Em ambos os casos, está alegadamente em causa uma
prática de hub-and-spoke, ou seja, o recurso por parte dos
supermercados a um fornecedor comum, para alinhamento dos preços de venda ao
público dos produtos daquele fornecedor, tratando-se das primeiras condenações em Portugal por esta prática.
As decisões são recorríveis para o Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão.
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